Exercícios de história e geografia revolução, colônias, constituições e economia, América Latina 6º,7º,8º,9º anos, ensino fundamental.

Questão 1
Leia o texto abaixo sobre um movimento de resistência dos trabalhadores durante a Revolução Industrial.
   Os operários não aceitaram passivamente as péssimas condições de trabalho das fábricas. Eles consideravam que a mecanização era responsável pela falta de trabalho e por isso destruíam máquinas.
BOULOS JR, Alfredo. Coleção história: sociedade & cidadania. São Paulo: FTD, v. 3, p. 126.
Esse movimento ficou conhecido como
A) Anarquismo.
B) Cartismo.
C) Ludismo.
D) Socialismo.
Ver resposta

Questão 2
Leia o texto abaixo sobre a Ação Integralista Brasileira.
   Os integralistas fundaram em 1932 a Ação Integralista Brasileira (AIB), uma organização política que defendia um governo autoritário dirigido por um chefe e um partido único. Defendia ainda o predomínio dos interesses da nação sobre os indivíduos, o uso da violência contra adversários políticos, especialmente contra os comunistas, e a censura aos meios de comunicação.
BOULOS JR, Alfredo. Coleção história: sociedade & cidadania. São Paulo: FTD, v. 3, p. 128.
Segundo esse texto, os integralistas
A) eram adeptos do entreguismo econômico.
B) eram influenciados pela ideologia fascista.
C) queriam a formação de um governo popular.
D) queriam um Estado de caráter liberal.
Ver resposta

Questão 3
Leia o texto abaixo sobre a Revolução Russa, ocorrida em 1917.
   A luta estava declarada. O Governo Provisório foi deposto e os Bolchevistas assumiram o poder.
No entanto, essa era apenas a primeira etapa, pois, agora, não se tratava de uma simples tomada de poder por um novo grupo. Os homens que tomaram o poder em 1917 procuraram, em atos e palavras, criar um novo tipo de sociedade que apenas existia na mente de seus adeptos até então. No resto do mundo, a amplitude do fenômeno só foi totalmente compreendida no pós-guerra.
Disponível em: <http://www.culturabrasil.pro.br/revolucaorussa.htm>. Acesso em: 10 jan. 2010.
Essa revolução implantou na Rússia o regime
A) absolutista.
B) anarquista.
C) czarista.
D) socialista.
Ver resposta

Questão 4
 Veja o esquema abaixo sobre a relação entre as colônias de exploração e suas metrópoles.
Disponível em: <https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg6j2pkmyOSOEJzLg5YVFD-hNInJSVZbO2doEEluLeINiFrDc4p4x13-GdXOOOya_35GsreDwKa8EVIs_XNqc8Qy8s6lOz-HFFYa3Mz1yaqyy6YDbdw4ldtufgbqP0ruXt7iKHhGXOh3p12/>. Acesso em: 12 jan. 2011.
Sobre a relação entre as colônias de exploração e suas metrópoles, são feitas as seguintes afirmativas.
I. A metrópole vendia à sua colônia matérias-primas.
II. A colônia vendia à sua metrópole gêneros tropicais.
III. A colônia só poderia vender seus produtos à sua metrópole.
IV. A metrópole só poderia vender seus produtos à sua colônia.
São corretas apenas as afirmativas
A) I e II.
B) III e IV.
C) II e III.
D) I e IV.
Ver resposta

Questão 5
Leia abaixo o texto sobre a Constituição Cidadã, promulgada em 1988.
   Para dar uma base legal ao processo de democratização, os deputados e senadores eleitos em 1986 formaram o Congresso Constituinte, que discutiu e aprovou uma nova Constituição para o país. Os Constituintes trabalharam um ano e oito meses discutindo os projetos e recebendo sugestões dos diferentes movimentos e grupos sociais.
BOULOS JR, Alfredo. Coleção história: sociedade & cidadania. São Paulo: FTD, 2004.
A atual Constituição assegura
A) a censura aos jornais e revistas.
B) a demarcação das terras indígenas.
C) o bipartidarismo político.
D) o fortalecimento do poder executivo.
Ver resposta

Questão 6
 As fotografias abaixo mostram a Avenida Rio Branco, em Juiz de Fora - MG, em datas diferentes.
O espaço urbano sofreu mudanças, que promoveram a
A) ampliação do setor primário da economia.
B) introdução de novos meios de transporte.
C) preservação dos imóveis mais antigos.
D) valorização das áreas verdes da avenida.
Ver resposta

Questão 7
Leia o texto abaixo que define os termos de território e territorialidade.
   Os conceitos de território e territorialidade estão interligados. O território é o espaço que sofre o domínio de vários agentes (políticos, econômicos e sociais), e à forma como eles moldaram a organização desse território chamamos territorialidade.
Disponível em: <http://geopoliticatocolando.blogspot.com/2010/04/fronteira-territorio-e-territorialidade.html>. Acesso em: 12 jul. 2011. Adaptado.
Os vereadores, que são um dos agentes políticos, interferem no território ao
A) cobrarem impostos.
B) construírem casas.
C) elaborarem leis.
D) fecharem clubes.
Ver resposta

Questão 8
Leia o texto abaixo que aponta o resultado de uma pesquisa.
   A pesquisa “A geração interativa na Ibero-América”, realizada em 900 escolas públicas e privadas de sete países da América Latina (Brasil, Colômbia, Chile, Argentina, México, Peru e Venezuela), concluiu que, para a maioria dos 25 mil estudantes entrevistados, o computador, celular, videogame e a TV significam diversão e que ainda são pouco usados com função educativa.
Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/geracao-interativa-427328.shtml>. Acesso em: 9 jul. 2011. Adaptado.
O resultado dessa pesquisa demonstra a mundialização de um fenômeno
A) comercial.
B) econômico.
C) político.
D) tecnológico.
Ver resposta

Questão 9
 Observe as imagens abaixo.
Essas imagens apresentam
A) as ações que preservam o ambiente.
B) as diferenças do espaço geoeconômico.
C) o lazer em áreas urbanas e rurais.
D) o trabalho como forma de inclusão.
Ver resposta

Questão 10
Leia o texto abaixo relacionado às metrópoles brasileiras.
   Uma das características mais marcantes das metrópoles brasileiras é a segregação espacial das classes sociais em áreas distintas da cidade. Basta uma volta pela cidade – e nem precisa ser uma metrópole – para constatar a diferenciação entre os bairros.
Disponível em: <http://urbanidades.arq.br/2009/05/segregacao-espacial-urbana/>. Acesso em: 12 jul. 2011. Adaptado.
A segregação espacial pode contribuir para o aumento da
A) concentração fundiária.
B) poluição atmosférica.
C) população desempregada.
D) violência urbana.
Ver resposta
Gabarito


Resposta 1
Alternativa C
Voltar a questão

Resposta 2
Alternativa B
Voltar a questão

Resposta 3
Alternativa D
Voltar a questão

Resposta 4
Alternativa C
Voltar a questão

Resposta 5
Alternativa B
Voltar a questão

Resposta 6
Alternativa B
Voltar a questão

Resposta 7
Alternativa C
Voltar a questão

Resposta 8
Alternativa D
Voltar a questão

Resposta 9
Alternativa C
Voltar a questão

Resposta 10
Alternativa D
Voltar a questão

Nenhum comentário:

Postar um comentário