Exercícios de geografia e história 6º, 7º,8º e 9º anos ensino fundamental Europa e Américas do sul e Norte.

Questão 1
Veja abaixo a imagem de um botton distribuído na década de oitenta do século passado.
Disponível em: <http://www.republicaonline.org.br/html/tt/tt_imagensG.asp?ind=0>. Acesso em: 9 jul. 2011.
Esse botton esteve associado a um movimento que lutava pela
A) anistia aos presos políticos do regime militar.
B) cassação do presidente da república.
C) elaboração de uma nova constituição.
D) implantação de eleições diretas para presidente.
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Questão 2
Leia o texto abaixo sobre os povos que habitavam a América, antes da chegada dos europeus. Indígenas da América
    Alguns povos eram caçadores, coletores e nômades e viviam em florestas tropicais densas e fechadas. Outros eram agricultores, viviam em regiões de grandes altitudes e edificavam construções imponentes. Astecas, Olmecas, Incas, Caraíbas, Tupinambás, Tamoios, Cheyennes, Siouxs, Comanches, entre outros, eram algumas das centenas de representantes das culturas pré-colombiana. Entretanto é comum utilizar a expressão “índios” a todas as culturas e habitantes da América antes da chegada dos europeus. Trata-se de um nome generalizante que não consegue traduzir a complexidade e a diversidade dessas culturas.
CABRINI, Conceição. História Temática: diversidade cultural e conflitos. São Paulo: Scipione, 2004, p. 78.

De acordo com o texto, esses povos.
A) adotavam as mesmas práticas econômicas.
B) construíam os mesmos tipos de edificações.
C) eram diferentes culturalmente.
D) eram superiores aos europeus.
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Questão 3
Leia o texto abaixo sobre o Tenentismo no Brasil.
     Influenciados pelos anseios políticos das populações urbanas, os militares envolvidos nesse movimento se mostraram favoráveis às tendências políticas republicanas liberais. Entre outros pontos, reivindicavam uma reforma constitucional capaz de trazer critérios mais justos ao cenário político nacional. Exigiam que o processo eleitoral fosse feito com o uso do voto secreto e criticavam os vários episódios de fraude e corrupção que marcavam as eleições.
Disponível em: <http://www.brasilescola.com/historiab/tenentismo.htm>. Acesso em: 9 jul. 2011.

De acordo com esse texto, o Tenentismo
A) defendia a implantação de uma ditadura.
B) era composto pela elite.
C) era influenciado pelo comunismo.
D) se opunha à política oligárquica.
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Questão 4
Leia o texto abaixo sobre a produção de açúcar na América Portuguesa.
     A produção do açúcar era uma atividade complexa, que envolvia um grande volume de recursos. Não bastava plantar as mudas de cana trazidas da Ásia e da África, colher e enviá-las a Portugal depois de cultivadas. Inúmeras atividades exigiam a aplicação de imensos capitais, tanto para a compra de escravos como para a compra dos equipamentos dos engenhos, onde se moía a cana e se fabricava o açúcar.
VICENTINO, Claúdio. Viver a História. São Paulo: Scipione, 2002, p. 251.
Essa atividade, na América Portuguesa, esteve associada à região
A) Centro-Oeste.
B) Nordeste.
C) Norte
D) Sul.
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Questão 5
Leia abaixo o trecho da carta testamento de Getúlio Vargas.
Carta Testamento
    Tenho lutado mês a mês, dia a dia, hora a hora, resistindo a uma pressão constante, incessante, tudo suportando em silêncio, tudo esquecendo, renunciando a mim mesmo, para defender o povo, que agora se queda desamparado. Nada mais vos posso dar, a não ser meu sangue. Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida. [...]
Disponível em: <http://www.culturabrasil.org/cartatestamento.htm>. Acesso em: 9 jul. 2011.
Nessa carta, observa-se características da política
A) comunista.
B) desenvolvimentista.
C) fascista.
D) populista.
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Questão 6
Leia o texto abaixo sobre os bandeirantes.
Os bandeirantes paulistas, em suas expedições de caça aos indígenas ou à procura de riquezas minerais, conheceram novas terras e ajudaram Portugal a se apossar do sul e centro-oeste da colônia.
VICENTINO, Claúdio. Viver a História. São Paulo: Scipione, 2002, p. 272.
De acordo com esse texto, os bandeirantes:
A) ajudaram a ocupar o interior da colônia.
B) consideraram o Tratado de Tordesilhas.
C) melhoraram a relação entre índios e europeus.
D) respeitaram a cultura indígena.
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Questão 7
Leia o texto abaixo sobre o pacto colonial entre Brasil e Portugal.
Um dos itens mais importantes do pacto colonial determinava que a colônia só poderia manter relações com a metrópole. Assim, era Portugal quem estabelecia os preços de compra de produtos agrícolas coloniais brasileiros, sempre muito inferiores aos que alcançariam se fossem vendidos no mercado livre europeu.
CABRINI, Conceição. História Temática: diversidade cultural e conflitos. São Paulo: Scipione, 2004, p. 129.
Segundo esse texto, a relação entre Brasil e Portugal era baseada
A) na limitação do poder de Portugal sobre o Brasil.
B) na planificação da economia da metrópole.
C) no emprego de práticas liberais na colônia.
D) no monopólio comercial da colônia com a metrópole.
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Questão 8
Leia o texto abaixo sobre a Guerra da Cisplatina.
      Entre 1825 e 1828, o governo brasileiro declarou guerra contra os revolucionários em um conflito que provocou um sério esvaziamento dos cofres brasileiros. Além disso, as autoridades imperiais realizaram o recrutamento forçado de vários populares que buscavam uma vida melhor após a independência. Em pouco tempo, os ataques políticos contra Dom Pedro I eram cada vez mais contundentes. As derrotas sucessivas nos campos de batalha e a necessidade de se contrair novas dívidas mostraram que a opção pela guerra era completamente equivocada. Por fim, em 1828, os revolucionários vitoriosos conseguiram estabelecer a República Oriental do Uruguai. Colocando a nação derrotada e afundada em dívidas, a autoridade de Dom Pedro I foi criticada por jornais e personalidades políticas que questionavam sua autoridade frente ao trono brasileiro.
Disponível em: <http://guerras.brasilescola.com/seculo-xvi-xix/guerra-cisplatina.htm>. Acesso em: 10 jul. 2011.
A Guerra da Cisplatina
A) aumentou a popularidade de D. Pedro I.
B) gerou problemas econômicos para o Brasil.
C) representou o fortalecimento do império brasileiro.
D) teve como consequência a independência do Brasil.
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Questão 9
Em 1822, o Brasil ficou independente de Portugal e foi instalado o regime monárquico. Sobre esse regime no Brasil, são feitas as seguintes afirmativas. Classifique-as como verdadeiras  (V) ou falsas (F).
( ) O poder era hereditário.
( ) Existiam quatro poderes.
( ) Existiram dois imperadores.
( ) O mando do imperador era limitado pelo poder Moderador.
A sequência correta dessa classificação, de cima para baixo, é
A) V, V, V, V.
B) F, F, F, F.
C) V, V, V, F.
D) F, F, F, V.
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Questão 10
Leia o texto abaixo sobre a Revolução Chinesa.
      Sob a liderança de Mao Tsé-tung, os chineses reorganizaram o país com a orientação expressa do ideário comunista. O novo governo traçou um plano econômico quinquenal que pretendia impulsionar a agricultura e a indústria. Paralelamente, as tropas comunistas impuseram uma terrível perseguição contra todos aqueles que não aderiram às políticas revolucionárias. No plano político internacional, os chineses optaram pela formação de um Estado socialista independente da orientação soviética.
Disponível em: <http://www.brasilescola.com/historiag/revolucao-chinesa.htm>. Acesso em: 10 jul. 2011.
A China, após a revolução, adotou um regime caracterizado pelo
A) apoio internacional.
B) autoritarismo.
C) liberalismo econômico.
D) monarquismo.
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Gabarito


Resposta 1
Alternativa D
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Resposta 2
Alternativa C
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Resposta 3
Alternativa D
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Resposta 4
Alternativa B
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Resposta 5
Alternativa D
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Resposta 6
Alternativa A
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Resposta 7
Alternativa D
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Resposta 8
Alternativa B
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Resposta 9
Alternativa C
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Resposta 10
Alternativa B
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