Exercícios sobre geografia e história ensino fundamental após 2º guerra mundial.

Questão 1
Leia o texto abaixo. O rádio obteve um papel muito importante na época da Era Vargas (período compreendido entre 1930-1945). Inicialmente, o rádio era um meio de comunicação das elites e só depois, na década de 30, no governo do Presidente Getúlio Vargas, com o objetivo de atingir toda a população, transforma-se em meio de comunicação de massa, voltado à diversão e entretenimento do povo brasileiro. Foi então que, em meio a tanto sucesso, Vargas resolveu explorar o rádio e passou a utilizá-lo como um grande aliado político.
Disponível em: <http://dialogoshistoricos.wordpress.com/historia/o-radio-e-a-era-vargas/> Acesso em: 8 fev. 2012. Fragmento.
Esse texto refere-se ao uso do rádio por Getúlio Vargas como:
A) ferramenta de disseminação da livre expressão.
B) instrumento de propaganda de seu governo.
C) meio de popularização do direito à comunicação.
D) sistema de democratização do governo no Brasil.
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Questão 2
 Observe a imagem abaixo.
Palestra do Presidente Juscelino Kubitschek no Clube Militar. Rio de Janeiro, 1959.
Disponível em: <http://giropelahistoria.blogspot.com/2011/03/o-plano-de-metas-do-governo-jk.html>. Acesso em: 7 fev. 2012.
De acordo com essa imagem, o governo de Juscelino Kubitschek investiu, principalmente, no setor da
A) agricultura familiar.
B) educação militar.
C) indústria de transportes.
D) restauração de estradas.
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Questão 3
 Leia o texto abaixo sobre o período da Ditadura Militar no Brasil.
Censura prévia
O decreto-lei 1 077, de 21 de janeiro de 1970, instituiu a censura prévia, exercida de dois modos: ou uma equipe de censores instalava-se permanentemente na redação dos jornais e das revistas, para decidir o que poderia ou não ser publicado, ou os veículos eram obrigados a enviar, antecipadamente, o que pretendiam publicar para a Divisão de Censura do Departamento de Polícia Federal, em Brasília.
Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/censura-ditadura-militar.jhtm>. Acesso em: 12 jan. 2012. Fragmento.
Esse texto refere-se à suspensão do direito civil de
A) igualdade perante a lei.
B) inviolabilidade do lar.
C) liberdade de expressão.
D) livre associação.
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Questão 4
 Leia o texto abaixo.
Manifestações de apoio e oposição ao governo eclodem por todo o país. Em 13 de março, ocorreu o comício da estação da Estrada de Ferro Central do Brasil, no Rio de Janeiro, que reuniu 300 mil trabalhadores em apoio a Jango. Uma semana depois, as elites rurais, a burguesia industrial e setores conservadores da Igreja realizaram a “Marcha da Família com Deus e pela Liberdade”, considerado o ápice do movimento de oposição ao governo. As Forças Armadas também foram influenciadas pela polarização ideológica vivenciada pela sociedade brasileira naquela conjuntura política, ocasionando rompimento da hierarquia.
Disponível em:<http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1689u67.jhtm>. Acesso em: 8 abr. 2011. Fragmento.
O presidente João Goulart, mais conhecido como Jango, saiu do governo brasileiro em 1964, porque foi:
A) assassinado por um grupo de revolucionários.
B) derrotado nas eleições presidenciais.
C) derrubado por um golpe dado por militares.
D) retirado através de um impeachment.
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Questão 5
 Observe a imagem abaixo.
Disponível em: <http://veja.abril.com.br/110398/p_070.html>. Acesso em: 6 fev. 2012. Adaptado.
Essa imagem relaciona-se ao conceito de
A) interiorização.
B) migração.
C) ruralização.
D) urbanização.
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Questão 6
 As imagens abaixo apresentam a cidade de Maringá, no Paraná, em anos distintos.
Nessas imagens, as mudanças observadas no espaço urbano de Maringá decorrem
A) da expansão sociocultural.
B) da preservação ambiental.
C) do crescimento populacional.
D) do processo de municipalização.
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Questão 7
 Leia o texto abaixo.
Os meios de comunicação em massa, como a televisão, o rádio, a Internet, entre outros, incentivam, de certa forma, a sociedade ao consumo. Ocorre, então, a massificação de hábitos, costumes e atitudes, fazendo com que certa sociedade seja exemplo a ser seguido por outras.
Disponível em: <http://alb.com.br/arquivo-morto/anais-jornal/jornal4/comunicacoesPDF/62_tecnologiasFABIANO.pdf>.
Acesso em: 30 mar. 2012. *Adaptado para fins didáticos.
Nas sociedades tradicionais, um elemento que amplia as transformações tanto culturais como sociais é a:
A) informação.
B) planificação.
C) regionalização.
D) uniformização.
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Questão 8
 Leia o texto abaixo.
A estruturação interna das cidades obedece, prioritariamente, à lógica de localização das camadas de mais alta renda. Estas procuram localizar-se em áreas com boa acessibilidade ao centro principal e, ao fazê-lo, pioram a acessibilidade das outras áreas. Com o deslocamento progressivo dos serviços e equipamentos urbanos na direção das áreas de mais alta renda, a localização das outras classes vai se tornando relativamente pior.
Nesse texto, a segregação espacial urbana provoca a
A) ampliação do setor primário da economia.
B) diminuição da oferta de empregos formais.
C) melhoria de vida da população de baixa renda.
D) valorização de parcelas do espaço da cidade.
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Questão 9
 Leia o texto abaixo.
Nas cidades pequenas, a praça ainda é o local onde se encontram amigos, compadres, comadres, crianças, jovens e nem tão jovens assim. Em qualquer hora do dia, alguém faz uso do espaço, seja para descansar, passear com a família, praticar alguma atividade, como ler ou jogar dominó com os amigos, brincar, ter contato com a natureza, aliviar as tensões do dia a dia ou para simplesmente fugir da solidão.
Disponível em: <http://www.geointeracao.com.br/artigos/vol1n1/ARTIGO_LILIAN.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2012. *Adaptado: Reforma Ortográfica.
Na praça, um dos elementos que identifica a territorialidade do lazer é
A) a área para o estacionamento.
B) a presença de árvores e flores.
C) o local ocupado pelo posto policial.
D) o parquinho para as crianças.
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Questão 10
 Leia o texto abaixo.
O shopping center ocupa cada vez mais um lugar privilegiado na mente das pessoas na hora de optar pelas atividades a serem exercidas em seu tempo livre. A ênfase cada vez maior no oferecimento de um leque amplo de opções de cultura, arte, música e até esportes sinaliza uma nova fase inaugurada há alguns anos pelos shoppings, que vêm procurando renovar seu conceito original de centro de compras, ampliando-o para centro de lazer.
Disponível em: <http://www.novomilenio.br/comunicacoes/1/artigo/4_aparecida.pdf>. Acesso em: 24 mar. 2012. *Adaptado para fins didáticos.
Os shoppings tornam-se centros de lazer, porque eles:
A) impedem o comércio de ambulantes.
B) oferecem espaços planejados e seguros.
C) proíbem a cobrança do estacionamento.
D) promovem a igualdade entre as pessoas.
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Gabarito


Resposta 1
Alternativa B
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Resposta 2
Alternativa C
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Resposta 3
Alternativa C
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Resposta 4
Alternativa C
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Resposta 5
Alternativa B
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Resposta 6
Alternativa C
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Resposta 7
Alternativa A
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Resposta 8
Alternativa D
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Resposta 9
Alternativa D
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Resposta 10
Alternativa B
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