Exercícios de geografia e história ensino fundamental 6º, 7º, 8º e 9º anos.

Questão 1
O texto abaixo é um fragmento de uma carta direcionada ao Rei de Portugal.
[...] E assim seguimos nosso caminho, por este mar, de longo, até que, terça-feira das Oitavas de Páscoa, que foram vinte e um dias de abril, estando da dita ilha obra de 660 ou 670 léguas, segundo os pilotos diziam, topamos alguns sinais de terra, os quais eram muita quantidade de ervas compridas, a que os mareantes chamam botelho, assim como outras a que dão o nome de rabo-de-asno. E, quarta feira seguinte, pela manhã topamos aves a que chamam furabuchos. Quarta-feira, 22 de abril: Neste dia, a horas de vésperas, houvemos vista de terra! Primeiramente dum grande monte, mui alto e redondo; e doutras serras mais baixas ao sul dele: e de terra chá, com grandes arvoredos. Ao monte alto o capitão pôs nome: o MONTE PASCOAL e à terra; a TERRA DE VERA CRUZ.
Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/historia-brasil>. Acesso em: 25 jan. 2012. Fragmento.
Essa carta é uma descrição:
A) da chegada dos portugueses a Calicute.
B) da viagem de Vasco da Gama às Índias.
C) do descobrimento da terra de Vera Cruz.
D) do contorno do Cabo das Tormentas.
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Questão 2
 Leia o texto abaixo.
Durante o reinado de Dom João III (1521-1557), o comércio português na Índia entrou em crise, em virtude da concorrência de outras nações europeias, principalmente da Holanda e da Inglaterra. Ao mesmo tempo, as enormes despesas com a montagem e a manutenção do império português na África e na Ásia – construção de navios, pagamento de tripulações, edificação de fortalezas etc. – arruinaram as finanças do país. Nessa situação, tornava-se urgente o aproveitamento do Brasil, até então pouco lucrativo. Por outro lado, os portugueses esperavam encontrar metais preciosos, incentivados pelas notícias da descoberta de grandes jazidas de ouro e prata na América espanhola.
Disponível em: <http://www.portalbrasil.net/brasil_historiadobrasil_brasilcolonia.htm>. Acesso em: 6 fev. 2012. Fragmento.
De acordo com esse texto, um dos motivos que levou os portugueses a iniciarem a colonização do Brasil foi:
A) a expectativa de encontrar metais preciosos.
B) a possibilidade de comercializar com os índios.
C) o compromisso de explorar o pau-brasil.
D) o interesse de investir na agricultura.
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Questão 3
 Leia o texto abaixo.
Existiam as Câmaras Municipais que eram órgãos políticos compostos pelos “homens-bons”.
Estes eram os ricos proprietários que definiam os rumos políticos das vilas e cidades. O povo não podia participar da vida pública nesta fase.
Esse texto mostra que os “homens bons” eram os principais participantes da política do período colonial, porque:
A) controlavam o sistema religioso.
B) detinham o controle ideológico.
C) influenciavam o regime militar.
D) possuíam o poder econômico.
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Questão 4
 Leia o texto abaixo.
[...] Mesmo findo o rush (apogeu), a região das Minas Gerais possuía vasta população, livre e escrava, e uma rede de comercialização e distribuição de produtos, bastante ampla, convertendo-se em campo de produção de alimentos, dessa vez para o abastecimento do Rio de Janeiro, já na alvorada do século XIX.
Nesse texto, a região das Minas, na América Portuguesa, gerou
A) a ampliação do parque industrial.
B) a ampliação do mercado interno.
C) o aumento das exportações.
D) o aumento das importações.
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Questão 5
 Leia o texto abaixo.
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão Artigo 1º – Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundar-se na utilidade comum.
Esse texto está relacionado à
A) Revolução Francesa.
B) Revolução Industrial.
C) Revolução Inglesa.
D) Revolução Russa.
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Questão 6
 Leia o texto abaixo.
A essência do sistema não era mais o comércio. O bom lucro vinha da produção de mercadorias. Mudanças importantes estavam ocorrendo: a produtividade e a capacidade de produção aumentavam rapidamente; e a produção em série crescia na segunda metade do século XIX. Um dos aspectos importantes desse período foi a introdução de tecnologias e novas fontes de energia, passando a haver um interesse pela pesquisa científica com o objetivo de desenvolver novas e melhores técnicas de produção.
Disponível em: <http://www.juliobattisti.com.br>. Acesso em: 6 fev. 2012. Fragmento.
Esse texto refere-se às características do capitalismo
A) comercial.
B) financeiro.
C) industrial.
D) mercantil.
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Questão 7
 Leia o texto abaixo. [...] Os revolucionários pernambucanos foram derrotados por tropas enviadas por D. João VI, porém o ideal de liberdade, baseada na instituição de uma República, ficou entre os pernambucanos que, alguns anos depois, novamente se rebelam desejando para o Brasil uma República Federativa e verdadeiramente independente. [...]
Disponível em: <http://www.mauriciodenassau.edu.br/artigo/listar/rec/293>. Acesso em: 22 ago. 2009. Fragmento.
A Revolução Pernambucana de 1817 possuiu caráter
A) anarquista.
B) fascista.
C) monarquista.
D) separatista.
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Questão 8
 Leia o texto abaixo.
A Inglaterra, já nessa época, iniciou a dominação do mercado consumidor brasileiro com uma enxurrada de produtos. Com isso, seria praticamente impossível que algum mercador ou comerciante local tivesse interesse ou condições de dispor investimentos que pudessem competir com a qualidade e o preço das mercadorias britânicas. Para sacramentar essa mudança no cenário econômico brasileiro, autoridades portuguesas e inglesas realizaram, em 1810, a assinatura do Treaty of Cooperation and Friendship (Tratado de Cooperação e Amizade). Esse acordo confirmou a liberação dos portos brasileiros para as demais nações do mundo. Sob o ponto de vista histórico, a assinatura desse termo simbolizava a vitória da doutrina econômica liberal sobre as antigas diretrizes do mercantilismo.
Qual país obteve vantagens econômicas com o tratado de 1810?
A) Espanha.
B) França.
C) Inglaterra.
D) Portugal.
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Questão 9
O primeiro país, na América, a tornar-se independente de sua metrópole foram os Estados Unidos, no fim do século XVIII. Mas praticamente todos os países do nosso continente ficaram independentes no século XIX. Após a independência, um país americano que adotou a monarquia foi o:
A) Brasil.
B) Canadá.
C) Chile.
D) Panamá.
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Questão 10
 O texto abaixo refere-se aos anos finais da escravidão no Brasil. Em 1879, um grupo de parlamentares lançou oficialmente a campanha pela abolição da escravatura. Foi uma resposta à crescente onda de agitações e manifestações sociais pelo fim da escravidão.
Esse texto trata de uma mobilização política e social que deu origem à assinatura da
A) Lei Áurea.
B) Lei Eusébio de Queirós.
C) Lei do Ventre Livre.
D) Lei dos Sexagenários.
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Gabarito


Resposta 1
Alternativa C
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Resposta 2
Alternativa A
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Resposta 3
Alternativa D
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Resposta 4
Alternativa B
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Resposta 5
Alternativa A
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Resposta 6
Alternativa C
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Resposta 7
Alternativa D
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Resposta 8
Alternativa C
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Resposta 9
Alternativa A
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Resposta 10
Alternativa A
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